ÉTICA E CONDUTA
A nossa reputação e a nossa credibilidade são ativos mais importantes que dispomos, e os princípios éticos que orientam nossa atuação contribuem para a manutenção da imagem da Envasamento como uma empresa sólida e confiável para nossos clientes, fornecedores, e colaboradores em geral.
Ressaltamos que nossa filosofia é pautada na integridade, independência e liberdade de expressão, preceitos esses que sempre serão incentivados pela empresa. A ob- servância do Código de ética e conduta por parte de cada um dos integrantes reafirma um dos nossos objetivos mais importantes, que é manter e consolidar a reputa- ção da Envasamento, os colaboradores e os diretores da Empresa são pessoalmente responsáveis por fazer com que as ações de negócios estejam de acordo com os termos e condições deste código.
Devido ao ritmo de mudanças no desenvolvimento da atividade econômica desenvolvida pela Envasamento nenhuma disposição ou nenhum conjunto de disposições pode ser considerado a palavra final para todas as situações. Havendo dúvidas quanto à aplicabilidade ou industrialização de algum produto, ou em situações em que o aspecto ético não tenha sido devidamente tratado, deve-se procurar esclarecimento com o superior imediato.
DIRETRIZES GERAIS
1. CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS
Trabalhamos com a construção legal e conceitual dos Direitos Humanos e Trabalhista para propiciar crescimento sustentável com base em valores mais humanos, tais como:
- Não trabalhamos de nenhuma forma com trabalho forçado ou compulsório.
- Não contratamos menores de idade.
- Não será aceito nenhum tipo de discriminação no emprego, proclamando a igualdade de todos, seja raça, sexo, religião, opinião política.
- Hora Extraordinária, apenas quando houver acúmulo de produção, sempre observando a legislação em vigor.
2. CONDUTA DOS COLABORADORES
A Envasamento espera de seus colaboradores, no exercício de suas funções, o cuidado e a diligência que qualquer pessoa costuma empregar em seus assuntos pessoais, ou seja, uma conduta honesta e digna, em conformidade com leis e os padrões éticos da sociedade.
A Envasamento conduz todos os assuntos da empresa, sem exceção, de forma sigilosa e confiável.
3. AMBIENTE DE TRABALHO
A Envasamento propicia um ambiente de trabalho para que as relações entre seus colaboradores sejam de cordialidade no trato, confiança, respeito, conduta digna e honesta, independentemente de qualquer posição hierárquica, cargo ou função.
Caberá a cada colaborador, contribuir para manter um ambiente de trabalho livre de insinuações ou restrições de qualquer natureza, evitando-se possíveis constrangimentos.
A Envasamento não admite intrusão na vida privada dos colaboradores dentro ou fora do ambiente de trabalho.
4. RESPONSABILIDADE SOCIAL
A Envasamento conduz seus negócios de forma ética e responsável por meio de estratégias que integrem as dimensões social, econômica e ambiental, considerando os interesses de toda a sua rede de relacionamentos. Nos âmbitos:
Social: a empresa promove a cidadania e respeita a Declaração Universal dos Direitos Humanos;
Econômico: assegura que o crescimento gerado pelo negócio impacte positivamente no desenvolvimento da sociedade;
Ambiental: adota postura preventiva para os desafios ambientais e promove maior responsabilidade ambiental.
Toda e qualquer operação que envolva a Envasamento deve estar suportada pelos documentos hábeis, revestidos de todas as formalidades legais.
5. CLIENTES
O cliente satisfeito é o fundamento da existência da Envasamento. Portanto, é princípio básico servir o cliente, com ênfase na qualidade, na produtividade, respeitando as leis e regulamentos de cada produto e região em que atuam.
Os clientes devem ser atendidos com cortesia e eficiência, sendo-lhes oferecidas informações claras, precisas e transparentes. O cliente deve obter respostas, ainda que negativas às suas solicitações, de forma adequada e no prazo esperado.
6. FORNECEDORES
A relação com fornecedores deve ser duradoura, sem prejuízo dos princípios da livre iniciativa e da lealdade na concorrência.
A escolha e contratação de fornecedores deve ser sempre baseada em critérios técnicos, profissionais e éticos, observadas as necessidades da Envasamento.
O processo de seleção dos fornecedores deverá ser conduzido entre os departamentos de P&D, Garantia de Qualidade, Segurança e Compras, através do programa de avaliação de Fornecedores, onde serão avaliados aspectos técnicos (P&D), estrutura geral da empresa e programa de qualidade implantado (GQ), questões relacionadas à saúde e segurança (Segurança), concorrência e cotação de preços que garantam a melhor relação custo-benefício (Compras).
Aspectos social, econômico e ambiental complementam o programa de avaliação de Fornecedores. Devem ser evitados negócios com fornecedores de reputação duvidosa e ou que pratiquem atividades que causem riscos ao meio ambiente.
7. CONFIABILIDADE ÉTICA PROFISSIONAL
Os colaboradores da Envasamento que tenham conhecimento de informações confidenciais, segredos industriais entre outros não podem revelar essas informações a terceiros, incluindo amigos e familiares. Além disso, eles devem tomar medidas razoáveis para assegurar e proteger as informações e segredos industriais de propriedades da empresa e clientes.
A Envasamento conduz seus negócios de forma ética, com integridade, confiança, respeito e honestidade. O cumprimento das regras é responsabilidade de todos. A não conformidade com a ética profissional por parte dos colaboradores pode resultar em ações disciplinares, incluindo a demissão por justa causa.
8. MEIO AMBIENTE
O equilíbrio do meio ambiente e preservação da natureza são de fundamental importância para a Envasamento, embora sua instalação esteja em uma área industrial, preserva sua área verde, a qual é certificada pelo IBAMA.
A Envasamento tem participação na preservação do ecossistema e atende a legislação pertinente eliminando de todos os processos de industrialização a utilização do CFCs, também conhecido como gás freon ou clorofluorcarbonos, gases considerados prejudiciais à camada de ozônio.
Além disso, faz parte da nossa conduta priorizar a prática de reuso e reciclagem de todos nossos insumos como consta em nosso manual integrado segurança e medicina do trabalho e Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar os colaboradores em relação às tratativas da empresa em relação ao Meio Ambiente, beneficiando a saúde e melhoria da qualidade de vida e meio ambiente. Estamos implantando o uso de energia limpa e renovável, que tem menor impacto ambiental, pois exige menos interferência nos ecossistemas para ser adquirida, e é essencial para uma economia mais sustentável e para a redução da emissão de gases que causam o efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4), responsáveis pelo aquecimento global.
9. SEGURANÇA, SAÚDE E HIGIENE DOS FUNCIONÁRIOS/TERCEIROS E VISITANTES
A Envasamento garante a saúde e segurança dos seus funcionários e terceiros, através de um programa de integração, onde todos são informados dos riscos que correm ao realizar uma determinada tarefa, portanto executam as atividades de maneira segura equipados com EPIs e EPCs e seguem os procedimentos de Boas Práticas de Fabricação (BPF) reduzindo assim riscos de acidentes e contaminações. Os visitantes também recebem orientações sobre o uso de EPIs e BPF antes de ingressar nas áreas de risco.
10. SERVIÇO À COMUNIDADE
O estreito relacionamento com a comunidade local é uma parte muito importante de nossa cultura. Nossa filosofia é que devemos sempre ser o espelho da comunidade. Para tanto, boa parte dos colaboradores pertencem à comunidade local. E assim buscando melhorar as condições sociais da comunidade, temos desenvolvidos projetos com instituições de fins não lucrativos, onde cadastramos famílias, para que nos auxiliem com alimentos não perecíveis.
Em 2020 no ápice da pandemia selecionamos alguns órgãos e Instituições como Prefeitura, ONGs, Casas de repouso, toda comunidade regional e colaboradores com doação de milhares de tubos de álcool 70% para higienização e controle da pandemia.
11. ASSÉDIO E DISCRIMINAÇÃO
A Envasamento preza pela dignidade de cada um de seus colaboradores e pelo direito a ambiente de trabalho livre de discriminação e assédio. As decisões sobre contratação, salário, benefícios, promoção, sanções, rescisão ou aposentadoria se baseiam, exclusivamente, nas habilidades do funcionário em desempenhar seu trabalho. Não compactuamos com nenhuma discriminação ou intolerância praticada contra pessoas, a discriminação ocorre quando um indivíduo é tratado de forma injusta ou diferenciada com base em características pes- soais, como raça, gênero, religião, origem étnica, idade, orientação sexual, entre outros.
No Direito do Trabalho e no Direito Civil, o assédio é configurado mesmo nas relações em que não há hierarquia entre as partes. Assim, o(a) assediador(a) poderá ser demitido(a) por justa causa e ainda pagar eventual indenização se pleiteada pela vítima, mesmo que não haja relação de hierarquia entre as partes. A Envasamento incentiva a denúncia aberta ou anônima ao RH ou SSMA, de qualquer tentativa, real ou suspeita, de assédio ou discriminação envolvendo quaisquer de seus Destinatários. Este relato pode ser encaminhado por meio dos seguintes canais de comunicação:
- Urna de denúncia localizada na Sala do Grêmio.
- Email: canaldedenuncia@aerogas.com.br
12. CONFLITO DE INTERESSE
A Empresa exige que os colaboradores evitem qualquer relacionamento, atividade ou propriedade que possa criar um conflito entre o interesse pessoal do empregado e o interesse da Empresa. Um conflito de interesse" ocorre quando o interesse privado do empregado interfere substancialmente de qualquer forma, ou mesmo aparenta interferir substancialmente com os interesses da Empresa. Um conflito de interesse pode surgir quando os colaboradores tomam providências ou possuem interesses que possam interferir substancialmente com sua capacidade de desempenhar suas funções de forma objetiva e eficiente. Também podem surgir conflitos quando um empregado ou um membro da família do empregado receber benefícios pessoais substanciais impróprios como resultado de seu cargo na Empresa. Os colaboradores têm um dever de lealdade total e absoluta para com a Empresa. Os colaboradores não poderão usar sua posição de forma imprópria para obter lucros pessoais ou para auxiliar outros a obterem lucros às custas da Empresa. A Empresa espera que todos os colaboradores evitem situações que possam influenciar substancialmente suas ações ou prejudicar seu discernimento no trato dos negócios da Empresa. Além disso, os colaboradores devem comunicar ao RH (Recursos Humanos) qualquer transação ou relacionamento substancial que possa criar um conflito de interesse ou utilizar qualquer outro canal de comunicação, inclusive por meio de denúncias anônimas.
13. ANTICORRUPÇÃO E ANTISSUBORNO
A Envasamento não aceita e não tolera nenhum tipo de ato corrupto sem qualquer distinção, seja ela de cunho público ou privado, nacional ou estrangeiro, conforme o disposto na Lei n.o 12.846/2013. É vedado qualquer tipo de vantagem indevida a agente público ou as pessoas relacionadas a ele, como amigos, parentes, sociedades ou que detenham qualquer tipo de relacionamento próximo. Todos os atos/transações com agentes públicos deverão ser documentados e/ou registrados.
É proibida a corrupção privada. Essa conduta deve ser exercida conforme as diretrizes da empresa, bem como das leis e regulamentações vigentes que sejam aplicáveis às condutas relacionadas à corrupção. Todo e qualquer relacionamento entre terceiros deve obedecer à legislação anticorrupção, evitando que danos ou consequências que possam vir de encontro às diretrizes e a reputação do site possam vir a existir. A presente conduta anticorrupção incide sobre todo o território, seja ele nacional ou internacional. É proibido o pagamento qualificado como facilitador. Em não concordando com o disposto neste documento não poderá ser realizada qualquer tipo de transação, visto que está disposto aqui condutas de ética que são totalmente contra atitudes de corrupção. Caso seja praticado ato corrupto por qualquer um dos colaboradores, parceiros ou pessoal contratado pela empresa implicará nas seguintes situações a depender da gravidade do ato, desligamento da empresa, término de parcerias e contratos.
Assim, todos colaboradores deverão cumprir as condutas aqui citadas.